48% aprovam e 45% desaprovam o governo Lula, diz PoderData

Pesquisa após 9 meses da administração petista mostra rejeição ascendente e já em situação de empate estatístico, na margem de erro, com a curva de aprovação

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 9 meses com rejeição ascendente e um empate técnico entre as taxas de aprovação e desaprovação. Segundo pesquisa PoderData realizada de 24 a 26 de setembro de 2023, a administração petista é aprovada por 48% dos brasileiros. Outros 45% reprovam o governo. Já 7% não sabem como responder.

A diferença entre os percentuais de aprovação e desaprovação do governo registrou o menor nível desde o início do governo Lula: 3 pontos percentuais Em janeiro, a distância era de 13 p.p.. Apesar de as taxas de aprovação oscilarem dentro da margem de erro desde a posse, a tendência de alta da desaprovação leva os percentuais a uma convergência.

É natural que todos os presidentes da República desfrutem de um período inicial de condescendência por parte do eleitorado. Isso dura cerca de um ano, pois a maioria dos cidadãos concede o benefício da dúvida para quem acaba de assumir o cargo. Os dados do estudo do PoderData são um indicador de que essa fase parece estar se aproximando de um estágio final. Além disso, há sinais na economia de que o melhor já possa ter passado, pois a inflação voltou a subir.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 24 a 26 de setembro de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 212 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Highlights Demográficos

O governo é mais bem avaliado por jovens (58%), idosos (56%), pessoas com ensino fundamental (56%) e católicos (57%). Já a taxa de desaprovação é maior entre os adultos de 25 a 44 anos (53%) e os evangélicos (64%).

A aprovação entre mulheres, eleitorado que Lula dedicou parte da campanha em 2022, perdeu tração desde o início do governo. Agora, os percentuais de aprovação (49%) e reprovação (43%) empatam na margem de erro com os do público masculino (46% e 48%, respectivamente), mais associado a Bolsonaro.

Avaliação do Trabalho de Lula

O PoderData também perguntou aos entrevistados sobre a avaliação do trabalho pessoal de Lula. Deu 3 opções de resposta: “Bom ou ótimo”, “regular” e “ruim ou péssimo”. Há 3 meses, 41% achavam Lula “bom” ou “ótimo”. Hoje, são 36%. Os percentuais de “ruim” ou “péssimo” subiram de 32% para 35%.

Estratificação

O PoderData estratifica os dados da avaliação do trabalho pessoal do presidente Lula em faixas de sexo, idade, região, escolaridade e renda. Leia abaixo:

Fonte: Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *