Com 463 municípios afetados, tragédia atinge 93% do Rio Grande do Sul

O número de municípios afetados pelas chuvas e enchentes no RS subiu para 463, segundo boletim da Defesa Civil divulgado às 9h deste domingo

O número de municípios afetados pelas chuvas que atingem grande parte do Rio Grande do Sul subiu para 463 (93,12% do estado), segundo o boletim das 9h, divulgado pela Defesa Civil, neste domingo (19/5). O número de desaparecidos foi de 94 para 89.

Na chuva, moradores voltam para casa no RS e lutam para salvar bens

O Guaíba, em Porto Alegre (RS), segue em elevação e subiu para 5 metros e 1 centímetro nessa segunda-feira (13/5) Igo Estrela/Metrópoles

Não houve aumento no número de mortos, que permanece em 155. São mais de 2 milhões de pessoas atingidas pela tragédia. Destas, 540 mil estão desalojadas e 76 mil em abrigos. No total, são 806 feridos e 82 mil vítimas resgatadas.

Escoamento da água das enchentes

Neste domingo começa a funcionar a primeira bomba flutuante, cedida pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), para drenar a água no bairro Sanrandi, em Porto Alegre.

Visando minimizar os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul, a Sabesp destinou 18 conjuntos de bombas de alta capacidade para ações de macrodrenagem nas áreas afetadas.

No sábado, as primeiras bombas começaram a operar também em Canoas, na Região Metrópolitana da capital gaúcha.

Desde a última sexta-feira (17/5), o município de São Leopoldo, conta com bombas anfíbias de captação de água para reduzir as áreas inundadas, devolvendo a água para o Rio dos Sinos.

Os equipamentos têm capacidade de retirar 3,3 mil litros de líquido por segundo. De acordo com o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), das quatro bombas da empresa leopoldense Higra, uma está em funcionamento no bairro Campina.

Fonte: metropoles.com – Giovanna Estrela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *