Após 3 anos excluído, Riedel anuncia que quinquênios dos militares estaduais vão retornar

Com defasagem salarial, os militares têm pressionado os dirigentes das associações representativas para reivindicar a promessa feita pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), que assumiu o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em 2023, com o comprometimento público de retornar o quinquênio — aumento de 5% do salário, a cada cinco anos em até 7 níveis — aos policiais e bombeiros militares do Estado.

O benefício foi retirado há três anos, em 2021 pelo seu antecessor, ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), um direito que já tinha sido conquistado pela categoria. Na época, Azambuja apresentou projeto de lei reestruturando a carreira dos militares, sendo aprovado pelos deputados estaduais e sancionado na véspera do fim do ano de 2021 a cumprir no início de 2022. Ocasião, na qual a tropa estava com os salários congelados desde 2018, quando tiveram reposição de 3,07%.

Desde então, os dirigentes têm reivindicado o retorno dos 7 níveis, sendo realizadas algumas reuniões, mas acabaram ficando em “stand-by”. E as conversas aconteceram diretamente com os comandantes e oficiais de maior patente, sendo anunciada pouco menos de três meses das eleições municipais.

De qualquer forma, a notícia é bem-vinda aos militares que acumulam prejuízo salarial de 39,43%, correspondente ao período de maio de 2015 a maio de 2022, calculados considerando o IPCA\IBGE, de acordo com estudos realizados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a pedido do Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul.

Riedel e David – Foto: Pedro Ernesto

Em nome do governador, o deputado estadual Carlos Alberto David dos Santos, o coronel David, informou que no dia 29 de julho, Riedel vai oficializar o anúncio. “Em reunião com o governador, ele confirmou o retorno dos 7 níveis salariais aos militares estaduais. No dia 29 de julho o governador Eduardo Riedel vai fazer a comunicação oficial dessa decisão do retorno dos 7 níveis salariais em reunião que estaremos juntos aos dois comandantes-gerais da PM e do Bombeiro e também com os presidentes das entidades”, disse por meio de vídeo nas redes sociais.

Convocação remanescentes – “Além dos 7 níveis, o governador vai falar das promoções, com a promoção do novo QDE (Quadro de Distribuição de Efetivo) e convocação dos remanescentes dos concursos públicos da PM e da BM para oficiais e praças”, complementou o deputado.  

Ano eleitoral – O anúncio de um benefício muito esperado pela categoria pode ser visto como estratégia para melhorar a popularidade e aceitação da gestação tucana, que já lançou seu pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande. Como também pode ser apenas o trâmite normal da negociação sindical.

Roberta Cáceres/ Jornal Servidor Público MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *