Edição especial de Páscoa da Cozinha Experimental ensina receitas com peixe e chocolate

Na aula, que abriu o calendário do programa, os beneficiários aprenderam receitas com três opções de peixe: bacalhau, tilápia e atum

Unindo tradição e receitas saudáveis, o programa de prevenção ‘Cozinha Experimental’ da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) abriu o calendário de ações com uma edição especial de Páscoa na noite desta terça-feira (28). Na aula temática, os protagonistas foram o peixe e o chocolate, alimentos típicos da época.

A nutricionista e coordenadora do programa de prevenção, Melissa de Andrade Ayache, responsável por ministrar a aula, apresentou três opções de peixe para os beneficiários prepararem na Sexta-feira Santa: bacalhau, tilápia e atum. O objetivo do programa é despertar o interesse por uma alimentação saudável para gerar maior qualidade de vida.

“Tem para todos os gostos: arroz de bacalhau com abóbora, moqueca de tilápia e salada de feijão-fradinho com atum! Escolhi receitas nutritivas e de fácil preparo para que todos consigam fazer em casa”, conta. Na aula os beneficiários ainda aprenderam a fazer linguado empanado no coco fresco com purê de banana da terra e salada de bacalhau com grão-de-bico.

Ela explica que além da tradição, o peixe é uma opção saudável que pode fazer parte do cardápio do ano inteiro. “É uma carne com alto valor proteico e baixa quantidade de gordura, com isso a gente consegue trazer sabor e nutriente para o prato”, completa.

Já para o domingo de Páscoa, Melissa ensinou a fazer ovo fit com recheio de prestígio. Para a casca do ovo, ela trocou o chocolate ao leite por 70% cacau e para o recheio, o leite condensado por leite em pó desnatado.

A beneficiária Laura Lourenço, que acompanha o Cozinha Experimental há anos, se interessou pela mistura de peixe com coco. “Achei bem interessante, quero testar em casa”. Para ela as aulas do programa são uma forma de diversificar a alimentação. “Eu já participei da aula de comida vegetariana, de marmitinha e fiquei curiosa com as receitas de Pascoa porque aqui sempre tem dicas para usar no dia a dia e a gente aprende coisas que nem imagina que poderia fazer”, explica.

Quem também voltou a participar do curso foi o beneficiário Cleber Ledesmo. Depois de fazer sucesso com a preparação de tender com damasco e ‘semifredo de doce de leite com café’, que aprendeu na edição especial de Natal do ano passado, participou da aula para se preparar para o feriado de Páscoa. “Gostei da tilápia e fiquei de olho em várias receitas da apostila. Também pensei no ovo para a minha filha que gosta de chocolate e é uma coisa que dá para fazer”, relata.

A atenção com a alimentação da filha despertou o interesse em participar das aulas do programa. “Eu sempre gostei da culinária e tenho bastante interesse por alimentação saudável porque abrange vários públicos. Eu acho interessante você fazer uma comida para uma pessoa que tem alergia e através da alimentação você consegue abranger todo mundo”.

A próxima edição do programa acontecerá no dia 27 de abril, com o tema “salgados funcionais”, preparada especialmente para mães e pais de beneficiários com autismo. Os ingressos para os beneficiários serão gratuitos e para participar os interessados podem entrar em contato por meio do telefone: (67) 9 9974-0599.

Cozinha Experimental – Lançada em março de 2012, juntamente com a inauguração do Centro de Prevenção em Saúde, em Campo Grande, o programa de prevenção “Cozinha Experimental” já realizou mais de 150 cursos e atendeu mais de 2 mil beneficiários. Além de apresentar alternativas diferenciadas para uma alimentação mais saudável, os encontros buscavam superar a ideia de que a culinária nutritiva não poderia estar alinhada com preços acessíveis, sabores e tradicionalidade.

Confira receitas ensinadas na aula da Cozinha Experimental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *