ACP realiza Encontro Anual de Representantes Sindicais com foco na união e avanço da categoria

“Tão importante quanto a luta em si, é a organização para que possamos entender as necessidades da categoria, leis que precisam ser cumpridas e os estudos necessários para compreensão do atual cenário político e social”. As palavras são do presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação Pública – ACP – durante a abertura do Encontro Anual de Representantes Sindicais da ACP, na sexta-feira, dia 10.

Representantes sindicais, filiados e filiadas, estiveram reunidos para um dia de formação, debate e organização, no Espaço de Formação e Clube de Campo da ACP. Os desafios para o ano de 2023 e o planejamento anual do sindicato também estiveram no centro dos debates durante o Encontro.

Organizado pela Secretaria de Formação Sindical da ACP, sob a coordenação do professor Danilo Meira Leite, o evento teve grande participação dos representantes sindicais das escolas das redes municipal e estadual em Campo Grande/MS.  “Todas as decisões tomadas pela ACP passam pelo coletivo, por isso a importância de um momento como esse de debate e muita explanação e troca de ideias”, disse o professor Danilo.

O Encontro teve início com a saudação do Secretário de Formação da ACP, professor Danilo, do presidente da FETEMS, professor Jaime Teixeira, da vice-presidenta da FETEMS, Deumeires Morais, da vice-presidenta Josefa Silva (vice-presidenta da ACP), e do presidente da ACP, professor Gilvano Bronzoni. A primeira palestra teve como tema: “A História do Movimento Sindical dos Professores da Rede Pública de MS, avanços, retrocessos e desafios”, com o Professor Jaime Teixeira – Presidente da FETEMS.

A segunda palestra foi sobre: “A importância de ser Representante Sindical” – com o professor Gilvano Kunzler Bronzoni – e contou com a mediação da professora Josefa Silva (vice-presidenta da ACP), do professor Renato Pires de Paula (Secretário Geral da ACP) e da professora Madalena Pereira da Silva (Secretária Educacional da ACP), em seguida foi realizado um debate entre os participantes.

A brilhante performance do Teatro Imaginário Maracangalha encantou a todos e todas, durante o início dos trabalhos no período matutino do Encontro Anual de Representantes Sindicais. A palestra do período teve como tema: “Análise de Conjuntura Política”, realizada pelo Secretário de Relações Internacionais da CTB, Nivaldo Santana e pelo Prof. Dr. Jozimar Paes de Almeida, da Universidade Estadual de Londrina-Paraná. A mediação da mesa ficou por conta do professor Danilo Meira Leite (Secretário de Formação Sindical da ACP) e Gilvano Bronzoni (Presidente da ACP).

Logo após deu-se início ao debate com questionamentos dos professores e professoras participantes do evento. Na sequência, foi apresentado o Calendário de lutas e atividades da ACP para 2023. Para o Secretário Geral da ACP, professor Renato Pires, “o Encontro Anual de Representantes Sindicais tem a importância de reforçar o compromisso da direção da ACP com as bandeiras de luta da categoria, valorizando o papel dos representantes sindicais no fortalecimento da nossa organização, por meio da formação política sindical. Foi um evento muito rico ao qual saímos todos e todas munidos de informação e formação. Em nome da ACP, agradeço a participação e o empenho dos trabalhadores em educação, sempre dispostos a erguer bandeiras e seguir na luta”, finalizou professor Renato.

Fonte: ACP-MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *