Após lucro de R$ 556 milhões da Energisa, conta de luz fica até 10,48% mais cara em MS

A conta de luz dos 1,105 milhão de consumidores vai ficar, em média, 9,28% mais cara a partir de sábado (8) em Mato Grosso do Sul. Conforme a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a revisão tarifária vai oscilar entre 6,28% e 10,48%. A maior parte dos clientes, o residencial, vai ter aumento de 9,58%, quase o dobro da inflação oficial de 5,60% registrada nos últimos 12 meses pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE.

Após o lucro de R$ 556,8 milhões em 2022, a Energisa MS vai continuar com boas perspectivas de ganhos em Mato Grosso do Sul. A tarifa média cobrada no Estado, de R$ 0,802, era 15,39% mais cara em relação a média nacional, de R$ 0,695, de acordo com a Aneel.

Com o aumento, o valor médio do kWh passará para R$ 0,8764 e saltará do 14º para o 10º lugar no ranking nacional de tarifa mais cara do País. Entre as empresas do grupo Energisa, o valor será maior. Ainda nesta terça-feira (4), a diretoria do órgão regulador vai definir o cálculo do reajuste na tarifa da Energisa Mato Grosso, que era mais caro do que o valor cobrado em MS.

O relator do pedido de reajuste foi o superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição da Aneel, Ricardo Lavorato Tili. A proposta com o reajuste menor, de 6,28%, para a alta tensão, que inclui a indústria, e de 9,58% para os consumidores residenciais, foi aprovado por unanimidade.

A presidente do Conselho Estadual dos Consumidores da Energisa MS, Rosemeire Cecília Costa, lamentou que a revisão do cálculo tenha como parâmetro o IGP-M, outro índice do IBGE, que mais penaliza o consumidor sul-mato-grossense. Como o índice está previsto no contrato, a advogada destacou que a expectativa é de que MS fique livre desse item como base de cálculo da tarifa a partir de 2026, quando poderá firmar novo contrato de concessão com a Energisa.

Outro problema, conforme Rosimeire, é a grande extensão territorial de MS, que possui poucos consumidores. “A Energisa faz o dever de casa”, elogiou a representante dos consumidores, sobre os investimentos feitos pela concessionária. E com o IGP-M, a concessionária vai continuar batendo recordes com lucro, enquanto o consumidor vai continuar fazendo esforços para não ter o nome protestado em cartório ou ter o fornecimento de luz suspenso.

Fonte: O Jacaré

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