Com foco nos incêndios florestais, CBMMS capacita 186 militares no curso especializado para a Força-Tarefa

Campo Grande (MS) – Hoje, sexta-feira (14), a Diretoria de Ensino, Instrução, Pesquisa e Educação (DEIPE) e a Academia de Bombeiros Militar (ABM) concluíram a formação de 186 novos alunos e alunas soldados no curso especializado para a Força-Tarefa de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal. O treinamento tem por objetivo qualificar os bombeiros militares para atender com eficiência e celeridade as ocorrências de incêndios florestais e urbanos.

Durante o curso, os alunos soldados Zani, Rhaiana e Cristaldo se destacaram, demonstrando habilidades, proatividade e aptidão nas técnicas aprendidas.

Acompanhe como foi a simulação de incêndio florestal vivenciado pelos alunos e alunas soldados :

Veja abaixo a importância desse treinamento :

O curso, com carga horária de 100 horas e duração de cinco dias, contou com a participação de 30 instrutores. As disciplinas ministradas incluem:

  • Prevenção aos Incêndios Florestais (PIF): Focada na prevenção, propagação, riscos, métodos de detecção e combate aos incêndios florestais. Os alunos aprenderam sobre tipos de vigilância, construção de linhas de defesa, queima controlada e atividades preventivas.
  • Sistema de Comando de Incidentes (SCI): Ensina a estrutura, funções e organização do SCI, permitindo aos participantes identificar a instalação e os integrantes do sistema.
  • Organização de Material e Pessoal de Combate a Incêndio Florestal (OMPCIF): Aborda deveres e responsabilidades, tipos de riscos, orientações de segurança, e classificação de materiais, com ênfase na preparação e destinação adequada dos equipamentos.
  • Técnicas e Táticas de Combate a Incêndio Florestal (TTCIF): Trata dos aspectos gerais e específicos dos incêndios florestais, fases de combustão, mecanismos de transferência de calor e técnicas de combate.
  • Orientação e Navegação Terrestre (ONT): Inclui treinamento sobre formas de terra, contagem de distâncias, uso de bússola e GPS, e técnicas de navegação em campo.

Os alunos e alunas passaram por avaliações, marchas e treinamento físico militar. Com a conclusão do curso, o CBMMS reforça sua capacidade operacional para lidar com incêndios florestais, garantindo uma resposta mais eficaz e ágil a essas emergências.

Objetivos do Curso

O curso tem como objetivo capacitar os alunos no desempenho de suas funções em diversas missões e situações relacionadas à prevenção e combate a incêndios florestais. As atividades são desenvolvidas para transmitir conhecimentos e experiências necessários para o estabelecimento de prioridades no atendimento a ocorrências de incêndios em vegetação.

Entre os objetivos específicos, destacam-se:

  • Capacitar os alunos na realização e organização de materiais de prevenção e combate a incêndios florestais.
  • Ensinar a correta e imediata comunicação ao Centro de Operações sobre as condições dos incêndios, incluindo a aplicação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI).
  • Preparar os alunos para interagir com outros órgãos e a iniciativa privada durante as operações de combate a incêndios.

Ao término do curso, os combatentes florestais estarão habilitados a realizar prevenção e combate a incêndios florestais em diversos biomas presentes no Estado de Mato Grosso do Sul. Eles estarão aptos a utilizar materiais e equipamentos especializados e a integrar equipes operacionais ou não, dentro de suas áreas de habilitação, desenvolvendo competências cognitivas e operativas essenciais.

Competências Desenvolvidas

Entre as competências cognitivas adquiridas, os alunos serão capazes de:

  • Reconhecer os fenômenos envolvidos nas atividades de prevenção e combate a incêndios florestais.
  • Compreender o comportamento dos incêndios florestais e avaliar os riscos à segurança da guarnição.
  • Entender as características do fogo e os mecanismos de propagação.

Em termos de competências operativas, os alunos estarão preparados para:

  • Controlar os materiais de prevenção e combate a incêndios florestais.
  • Executar ou coordenar atividades de combate a incêndios.
  • Atender ocorrências de incêndios florestais de forma eficiente.
  • Ministrar ou colaborar em instruções de combate a incêndios.
  • Chefiar guarnições dentro de suas competências específicas.

A formação dos 186 novos combatentes florestais pelo CBMMS é de extrema importância para a sociedade sul-mato-grossense, especialmente neste ano em que os efeitos climáticos e o fenômeno El Niño têm intensificado os focos de calor. Além da capacitação contínua de seus militares, o CBMMS tem instalado bases avançadas no Pantanal para garantir uma resposta rápida aos incêndios florestais, preservando o bioma pantaneiro e minimizando os impactos ambientais e sociais.

Este esforço integrado visa assegurar a proteção efetiva das áreas florestais do estado, destacando a dedicação do CBMMS em atender e proteger a comunidade local.

Fonte: bombeiros.ms.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *