Deputados repercutem os mais de 700 salvamentos dos bombeiros de MS nas enchentes do Rio Grande do Sul

Muito além de exercer a profissão de bombeiro militar, as equipes de Mato Grosso do Sul que atuam no salvamento e resgate de pessoas e animais nas enchentes do Rio Grande do Sul são vistas como “heróis sem capa”, se privando de necessidades básicas por longos períodos, visando apenas salvar vidas sem deixar ninguém para trás.

Mais de 700 salvamentos de pessoas e animais já foram realizados pelos bombeiros e na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, desta quinta-feira (16), os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul repercutiram a atuação dos militares do Estado.

“Primeiro, é um orgulho para todos nós sul-mato-grossense, por termos os bombeiros lá nos representando neste momento de tanta vulnerabilidade vivida pelo Rio Grande do Sul. Eles estão salvando vidas de pessoas e animais com tanta coragem e bravura, é um pessoal totalmente preparado, com espírito altruísta, que faz jus a essa função que desempenham”, destaca o deputado Rinaldo Modesto.

A deputada estadual Mara Caseiro se sensibiliza pelo ato de altruísmo de, muitas vezes, deixar de lado a própria saúde em prol do próximo. “A gente fica pensando no quanto de doenças eles podem estar tendo contato de contaminação e os nossos bombeiros não estão pensando na sua saúde, mas estão pensando em ajudar. Mostra o espírito de solidariedade, de união e responsabilidade com próximo”, afirma.

“O que estamos acompanhando é algo que nos emociona e nos faz valorizar ainda mais os nossos profissionais militares do bombeiro, da polícia que estão dedicando seu trabalho e esforço para essas pessoas”, complementa a deputada.

O deputado Pedro Caravina também evidenciou a atuação dos bombeiros “Eu vejo como importantíssima. As forças de segurança de Mato Grosso do Sul são exemplo para todo Brasil, nos deixa cheio de orgulho ver que o trabalho e dedicação deles lá está dando resultado positivo para aquela população. Parabéns a todos que se propuseram a ir”.

O deputado Coronel David também salientou os salvamentos no Rio Grande do Sul. “Muitas pessoas e animais já foram resgatados pelos nossos bravos militares que enchem de orgulho os sul-mato-grossenses. Parabéns aos nossos heróis”, disse.

Por fim, o deputado evidencia a importância e reconhecimento de cada militar que resgatou e salvou durante as enchentes no Estado gaúcho representando Mato Grosso do Sul. ” Eu espero que na volta deles, nós da Casa possamos cristalizar essa homenagem da Assembleia Legislativa a cada um dos militares que estão lá neste momento representando Mato Grosso do Sul e nos enchendo de orgulho”.

Tragédia – O número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul decorrentes das fortes chuvas no estado desde o fim de abril subiu para 151, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil do estado nesta quinta-feira (16).

As enchentes, que até o momento deixaram 806 feridos, afetam 458 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul. O número de pessoas atingidas também tem aumentado. Ao menos 20,95% da população do estado foi afetada de alguma forma pelas consequências dos temporais. São mais de 2,28 milhões de pessoas dos 10,88 milhões de habitantes do estado. Até o momento, 76.620 pessoas e 11.932 animais silvestres e domésticos foram resgatados. Na manhã desta quinta-feira, o número de pessoas ainda fora de casa pelas cheias ultrapassou os 615,3 mil, sendo 77.199 pessoas vivendo em um dos mais de 830 abrigos no estado e mais 538,1 mil desabrigados.

Roberta Cáceres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *