Eleição Direta nas EMEIS – Uma conquista para a Educação Pública em Campo Grande

A pauta da eleição direta para direção escolar é mais que uma necessidade urgente para garantir a autonomia e o fortalecimento das nossas escolas de educação infantil, é também fundamental para a valorização da educação pública.

O Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública –  ACP tem organizado e lutado há anos pela concretização dessa política tão importante para que a escola de educação infantil tenha os mesmos direitos das escolas de ensino fundamental.

O ano de 2023, a organização sindical da ACP iniciou com cinco pontos principais, sendo eles: Estrutura das escolas; Repactuação e cumprimento da Lei do Piso 20H; Realização de Concurso Público; Eleição direta nas EMEIS e Retomada do cumprimento da Carreira do Magistério, entre outros pontos que debatemos cotidianamente.

Estamos avançando nessas cinco pautas e ontem, dia 28, após meses de diálogo propositivo da diretoria da ACP, a prefeita Adriane Lopes, o Secretário Municipal de Educação, professor Lucas Bitencourt e sua equipe, a prefeita num ato de coragem quebra o silêncio e omissão de tantos outros gestores públicos anteriores, e vem até o sindicato ouvir  a categoria, assume e assina publicamente o compromisso histórico de realizar as eleições diretas nas EMEIS ainda no ano de 2023.

O sindicato cumprimenta a prefeita Adriane Lopes pela grande iniciativa, que atende não apenas o grupo do magistério, mas com certeza irá oportunizar uma educação infantil mais forte, inclusiva e de qualidade para toda a comunidade.

O presidente da ACP, professor Gilvano Bronzoni destaca que “o diálogo respeitoso e a união entre os setores que debatem a educação como o Condaem e a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, foram de grande relevância para mais essa conquista da educação pública”.

“Estou aqui pelo respeito que nós construímos. Respeito abre portas e hoje estou aqui para dizer que vamos sim, realizar as eleições para as EMEIs em 2023. Nós temos priorizado a educação porque acreditamos nela e no seu poder transformador. A valorização da educação é muito importante, e vocês são responsáveis em encaminhar as nossas crianças, desde a primeira infância, para o futuro. Já vamos encaminhar uma comissão para que a eleição ocorra ainda neste ano e que 2024 comece com uma gestão democrática dentro das EMEIs”, disse a prefeita Adriane Lopes, durante o Ato Público na ACP.

A presidente do Conselho de Diretores e Diretores Adjuntos das Escolas Municipais (Condaem), Maria Lúcia de Fátima Oliveira destaca que “por meio desse momento tivemos uma grande conquista para a educação pública, era o que os diretores das EMEIS queriam há muito tempo e agora finalmente teremos a gestão democrática nas EMEIS. É um respeito à comunidade escolar que vai escolher quem vai gerir a escola.”

“Esta segunda-feira, dia 28 de agosto de 2023, ficará marcada na história desse sindicato Campo-grandense para sempre”. Palavras que refletem toda emoção sentida pela Coordenadora do Coletivo da Educação Infantil da ACP, Rosileide Lima da Silva. “É um misto de alegria e emoção que estou sentindo. a prefeita Adriane Lopes assinou autorização das eleições nas EMEIS, e deixando claro que deverá ocorrer no ano de 2023. Isto mostra o quanto vale à pena a luta e cada escuta de nossos colegas do nosso coletivo da educação infantil. Agradecemos imensamente todos do coletivo da educação infantil ACP e em especial ao presidente, professor Gilvano, que sempre acreditou e nos deu voz e espaço para mostrarmos nosso trabalho”.

Para o vereador de Campo Grande e presidente da Comissão de Educação e Desporto da Câmara Municipal, professor Juari Lopes Pinto, foi “uma grande conquista da educação pública, quando a comunidade, professores e administrativos escolhem a gestão isso fortalece a nossa educação. Em nome da câmara e da comissão de educação parabenizo a conquista e estamos sempre a disposição para construir juntos.”

Desta forma vitoriosa, a ACP, seguirá para que no ano de 2023 sejam concretizadas ações que atendam todas as pautas da educação pública.

Fonte: ACP-MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *