Equipe do Corpo de Bombeiros de MS participa em Brasília da competição Bombeiros de Aço 2024

Uma equipe formada por 13 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, participa em Brasília, entre os dias 31 de julho a 4 de agosto, da competição Bombeiros de Aço 2024.

A etapa nacional é realizada a cada dois anos e reúne bombeiros de todos os estados. De acordo com os organizadores o objetivo da competição é estimular a aptidão dos militares e demonstrar ao público o rigor da profissão. Essa é a sétima vez que o CBMMS participa da prova e terá representantes em todas as categorias – masculina, feminina, dupla, equipe e mista.  

Em 2024 a disputa engloba também a primeira edição da Etapa Nacional Challenge Bombeiro Durão Torre Tóquio 40 Anos. O evento faz parte da Fires League Cup e testará a força e às habilidades dos participantes em diversas disciplinas específicas de combate a incêndios.  

Além disso, a prova será composta por uma sequência de quatro fases que deverão ser realizadas pelos competidores de forma ininterrupta, no menor tempo e com menor quantidade de erros possíveis, respeitando os critérios e parâmetros definidos no regulamento que segue padrões internacionais. Durante todo o percurso da prova os atletas deverão utilizar os Equipamentos de Proteção Individual de combate a incêndio e Equipamentos de Proteção Respiratória.  

Os competidores sul-mato-grossenses que participam da competição são os vencedores da etapa estadual 2023. A seletiva no estado acontece todos os anos, sendo que o treinamento é constante, de 2 a 3 vezes por semana, no quartel do 1º Grupamento de Bombeiros, em Campo Grande, sendo aberto a todos os militares da corporação.

A delegação de Mato Grosso do Sul é coordenada pelo Cel BM Huesley Paulo da Silva, com apoio do ST Segarini, e participam da prova os militares ST BM Carla Cristina Alves dos Santos , ST BM Fernando Pereira dos Santos, ST BM Evandy Segarini Soares,  1º SGT Wlademir Ceolin Haine, CB BM Marcos Antonio Marques Silva, CB BM Eliezer Martins Mangerotti, CB BM Jeferson Gomes de Oliveira, SD BM Marcos Peruzzo, SD BM Mariana Oliveira Veiga, SD BM Weslley Diego da Silva Medeiros e SD BM Pâmela Pryscila Gaklik Haussler.

FASES DA COMPETIÇÃO

Na primeira fase da disputa os atletas devem subir em uma torre carregando uma mangueira que pesa aproximadamente 20 kg, realizar o içamento de outra mangueira de mesmo peso e em seguida, descer da torre.

Durante a segunda fase o competidor utilizará uma espécie de marreta para realizar sucessivos golpes em um peso e movimentá-lo até uma distância de aproximadamente um metro.

Na terceira fase é realizado o arraste de uma mangueira pressurizada e a simulação de extinção de incêndio.

Na quarta e última fase o participante executa a simulação de resgate de vítima inconsciente, representada por um boneco que pesa cerca de 80 quilos, por um trajeto de 30 metros e utilizando a técnica adequada.

Fonte: bombeiros.ms.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *