Policiais civis de MS lotam Assembleia Legislativa em mobilização e pedem que governador cumpra promessa de valorização

Cerca de 500 pessoas participaram da mobilização dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (29), com cartazes e faixas reivindicando o cumprimento da promessa de valorização da categoria feita pelo governador Eduardo Riedel (PSDB). Ônibus e vans chegaram de todo o Estado para mobilizarem e pedirem apoio dos deputados estaduais na negociação junto ao Executivo Estadual por melhores condições de trabalho.

O presidente do Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), Alexandre Barbosa, protocolou ofício ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (PP), com objetivo de organizar uma comissão para mediar as tratativas com o governo estadual. O pedido foi aceito pelo parlamentar que deve continuar as reuniões na próxima semana.

A última reunião foi dia 20 de agosto deste ano em que o governador declarou que não iria dar nenhum reajuste, apenas incorporar o auxílio-alimentação. No entanto, a categoria não aceitou. “Nós queremos que o governador cumpra a palavra dele, que ele assinou conosco”, afirmou Barbosa.

“Com o Riedel estamos há um ano e meio negociando e cobrando esse compromisso que o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou em 2016 e o Riedel assinou também. E agora, no dia 20, ele falou que não poderia cumprir com a palavra dele e apenas propôs incorporar o auxílio alimentação, mas acarreta no subsídio uma diminuição salarial nas classes iniciais da polícia.

O presidente do Sinpof-MS (Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul), Francisco Orlando Franco Tomaz de Almeida, ressaltou que muitos servidores trabalham desmotivados pela falta de reconhecimento. “Na verdade, nós já estamos há 10 anos no governo do PSDB e nesse tempo os governadores vem prometendo, só que a situação dos peritos oficiais está cada vez pior. Temos o terceiro pior salário no Brasil, mostrando o desprezo que estamos recebendo do governo estadual”.

“Temos demandas estruturais, institucionais, as nossas regiões que muitas não têm um banheiro descente para atender o público. Está tendo uma separação entre as categorias da Polícia Civil em que alguns ganham muitos benefícios e outras ficam de lado, acumulando prejuízo e desmotivação e quem sai prejudicado é a população”, pontuou.

Fórum dos Servidores – Coordenadores do Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul — entidade responsável por lutar por reivindicações de assuntos coletivos como a RGA, previdência, entre outras demandas — compareceram na mobilização para apoiar e ressaltar a importância da comissão com os deputados estaduais para interlocução junto ao Governo do Estado.

“Quero agradecer ao Fórum dos Servidores que está presente hoje por meio dos sindicatos dando apoio para nós. Esse movimento é legítimo, de indignação com o governo do Estado. Viemos aqui convocar os servidores dos demais sindicatos para estar junto conosco e agregar no movimento e na luta pelos direitos dos servidores públicos”, ressaltou Barbosa.

Na ocasião, estiveram presentes os diretores do Sindijus-MS, Fabiano Reis e Leonardo Lacerda, o secretário do Fórum, Claudio Souza e o coordenador e capitão da PM, Thiago Mônaco.

Roberta Cáceres / Jornal Servidor Público MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *