“Uma porção de arroz branco tem quase o mesmo efeito que comer açúcar puro”, diz Harvard, que indica um substituto

Ingrediente pode provocar picos de glicose no sangue, não sendo indicado para pessoas com diabetes-Rebeca Mello/Gettyimages – Publicado em 2 de setembro de 2024

arroz branco é um dos ingredientes mais consumidos na culinária brasileira. Apesar de ser um queridinho, o alimento pode ser um grande inimigo para a nossa saúde, principalmente para pessoas com diabetes, como indicou um estudo realizado pela Universidade de Harvard.

O trabalho científico analisou os índices glicêmicos – indicador da velocidade em que os carboidratos chegam a corrente sanguínea, alterando os níveis de glicose – de diferentes alimentos. Em uma porção, o arroz branco apresentou o índice glicêmico moderado de 56% a 69%. No entanto, segundo os especialistas, o consumo por pessoas com diabetes pode ter efeitos similares ao do açúcar puro provocando um pico rápido e alto de glicose no sangue. 

De acordo com Renan Bosio, médico pós-graduado em medicina do esporte e nutrologia, o arroz perde parte de seu valor nutricional em seu processo de refinamento. “Após esse processo, o que se sobra é grande quantidade de amido, que é rico em carboidrato. Portanto, comer arroz branco gerará elevação rápida do pico glicêmico”, explica. 

Saiba mais: 16 alimentos que pessoas com diabetes NÃO devem comer

Quais ingredientes substituem o arroz?

O estudo conclui que os pacientes devem evitar o consumo do arroz branco, o substituindo por alternativas mais saudáveis, como a lentilha. A leguminosa possui um índice glicêmico baixo, de apenas 30%, além de ser rica em fibras solúveis, ferro, cálcio e fósforo.

Entre outros benefícios da lentilha estão:

  • Auxilia na digestão
  • Ajuda na prevenção de anemias
  • Controla o colesterol
  • Protege os ossos
  • Fortalece o sistema imunológico

Outros ingredientes que podem substituir o arroz são:

Saiba mais: 3 melhores truques para controlar os níveis de açúcar no sangue por meio da alimentação

Fonte: terra.com.br\Escrito por Sabrina Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *