Verão 2023: profissionais da Cassems dão dicas para curtir a estação com saúde

A estação mais quente do ano exige alguns cuidados para manter a saúde em dia. Pensando nisso, profissionais da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) listaram uma série de orientações para quem vai curtir o verão seja na praia, na piscina ou mesmo trabalhando.

O médico oncologista e coordenador do Ônibus da Saúde da Cassems, Fabrício Colacino (CRM: 4449/RQE: 3153) Silva, resume que o verão requer um cuidado maior em relação ao sol e pede atenção redobrada quanto à hidratação.

A orientação é evitar a exposição entre às 10h e 15h, quando a incidência dos raios

UV (causadores de doenças como câncer de pele) está mais intensa. Outra dica é abusar do uso do bloqueador solar.

“O recomendado é com fator de proteção solar acima de 30 e na hora da aplicação não deixar uma camada muito fina”, explica Colacino. Ainda segundo ele, é necessário reaplicar o produto a cada 3 horas ou sempre que sair do mar ou da piscina.

Fabricio Colacino Silva
Fabrício Colacino Silva

Ele reforça também que é preciso estar atento em relação ao surgimento de qualquer sinal ou mancha no corpo. “Se você tiver qualquer mancha que dure mais de 30 dias, que não suma espontaneamente é necessário passar por um médico para avaliação. Não necessariamente será um câncer de pele, mas é uma mancha que precisa ser investigada”.

Colacino enfatiza também a necessidade da ingestão de alimentos saudáveis e frescos durante a estação.

Tereré está liberado, mas não substitui a água

A nutricionista da Clínica da Família Cassems, Vitória Menezes (Registro: 68536/P), explica que durante o verão a gente transpira mais, perde mais água e sais minerais e, por esse motivo, é tão importante manter a hidratação em dia. “Muitas vezes a sede já é um sinal de desidratação”, diz.

Vitoria Menezes
Vitória Menezes

Uma das dicas da nutricionista é acrescentar folhas de hortelã ou pedaços de fruta na água para aumentar a sensação de refrescância. Ingerir alimentos como melancia, abacaxi e melão também ajudam. O que não pode é abusar do sal durante as refeições. “O excesso de sódio faz a gente reter líquido e aumenta a sensação de inchaço”.

A nutricionista comenta também que nesse período o organismo fica mais lento e para não sobrecarregar o corpo, o ideal é evitar alimentos pesados como a feijoada ou comidas gordurosas, por exemplo.

Cozinha Experimental e um dos progamas de prevencao da Cassems para cuidar de quem cuida de MS
Cozinha Experimental é um dos programas de prevenção da Cassems para cuidar de quem cuida de MS

As bebidas alcoólicas estão liberadas para quem gosta, mas seguindo a regra de intercalar o álcool com copos de água. 

O tereré, bebida queridinha dos sul-mato-grossenses, também está liberado, mas, Vitória alerta que ele não substitui a água.

“O tereré é um bom recurso para refrescar, mas ele não substitui a hidratação. Então tem que beber tereré e água pura. Lembrando que quem tem problema para dormir precisa evitar a bebida depois das 17h porque tem cafeína”, enfatiza a nutricionista da Cassems.

Quem não abre mão de um picolé ou sorvete para lidar com o calor também pode optar por opções mais saudáveis. Uma dica é congelar uma fruta, como banana ou morango, e depois bater no processador com um pouco de leite. Outra opção é misturar água de coco com fatias de frutas e congelar em potes de picolé. Com essas dicas é possível curtir o verão de forma mais saudável.

Atendimento humanizado

Onibus da Saude em Rio Verde
Ônibus da Saúde em Rio Verde

A Cassems conta com uma estrutura humanizada para atender os usuários não somente durante o verão, mas em todas as estações. O Ônibus da Saúde da Cassems, por exemplo, é um ambulatório móvel que oferece uma estrutura completa e atendimento humanizado. A Cassems conta com unidades de atendimento em todo o Estado, Rede Credenciada com mais de 2 mil profissionais de saúde nas áreas de medicina, odontologia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e nutrição, Rede Própria com Centros Médicos e 10 unidades hospitalares atendendo em sua estrutura, mais de 200 mil vidas em todo o Estado.

Onibus da Saude em Fatima do Sul
Ônibus da Saúde em Fátima do Sul
Bonito 2018
Ônibus da Saúde em Bonito

Fonte: Primeira Página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *